Valter_biogeo_blog

Olá sou o Valter e sou de Fafe. Estudo na Escola Secundaria se Fafe e estou muito contente pos terem visitado o meu blog. Espero que gostem!!!!!!!!

quinta-feira, outubro 12, 2006

Peixe de aquario e seres Humanos são Primos

O genoma de um pequeno peixe de aquário descodificado por uma equipa de cientistas revela aspectos até agora desconhecidos da evolução, como a existência de um ancestral comum com os humanos, publica hoje, quarta-feira, a revista "Nature". O peixe, da espécie Tetraodon nigroviridis, possui diversos genes em comum com os humanos que aparecem dispostos de maneira similar nos cromossomas, o que sugere que "ambos derivam de um mesmo ancestral" cuja organização genética "se manteve estável ao longo da evolução".Esse ancestral comum, que viveu há centenas de milhões de anos, seria um peixe magro, com uma estrutura complexa de espinhas e outras características a serem determinadas "através do estudo do Tetraodon, acrescentou Holland, catedrático e diretor adjunto do Departamento de Zoologia da Universidade de Oxford.O Tetraodon, com entre três e 15 centímetros de comprimento e comum tanto em aquários como em águas ligeiramente salgadas da Ásia, possui 21 cromossomas e 300 milhões de bases (letras químicas que formam os genes), contra os 23 pares de cromossomas e 3 biliões de bases dos humanos.Dos 30.000 genes do peixe, aproximadamente 900 são comuns aos humanos e não tinham sido identificados anteriormente, de acordo com a pesquisa, liderada pelo geneticista da Escola Superior de Paris e do CNRS francês Hughes Roest Crollius.O Tetraodon, que acaba de se tornar a menor espécie de um vertebrado com seu genoma descodificado, é também produto de um processo evolutivo peculiar, caracterizado pela "duplicação do material genético" de seus antepassados e posterior ajuste "a um número determinado de genes", explica Holland.Esse mecanismo permitiu que as proteínas do Tetraodon se diferenciassem das de seus ancestrais de uma maneira mais rápida que no caso dos mamíferos, cuja evolução se baseia em mutações ou em pequenos falhas na transmissão do material genético dos pais para os filhos.

1 Comments:

  • At 4:51 da tarde, Blogger João Miguel said…

    tu certamente querias dizer "peixe"em vez de "pexe"... kanto ao "contúdo" já se sabe à muito que a determinação de genomas anda "na boca" de todos os cientistas sendo por isso normal esta descoberta

     

Enviar um comentário

<< Home